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Quase dois meses após o início, a campanha #PorTodosNós, que busca incentivar e divulgar as empresas e instituições que investem e geram empregos em Santa Maria, ganha reforços de peso. O movimento entra, agora, em uma segunda fase, e aumenta a abrangência. Mais 13 entidades ligadas não só ao comércio, mas também a outros setores, como educação, indústria e representantes da própria comunidade chegam para fortalecer ainda mais a ação de fomento à rede de solidariedade local.
Cinco universidades e faculdades do Coração do Rio Grande estão unidas na caminhada: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Franciscana (UFN), a Faculdade Palotina (Fapas), a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) e a Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma). Além de gerarem empregos, elas são espaços de acesso ao conhecimento e criação de alternativas, transformando o município em um polo educacional no interior do Brasil.
- A campanha ganha força e repercussão. Entidades e instituições de extrema relevância para Santa Maria estão se somando e se apropriando da iniciativa, que é da comunidade e foi concebida com o propósito único de ajudar a cidade, valorizando o comércio local, a cultura, a indústria, a educação, os serviços. Todos estão entendendo que o momento é de somar esforços e de apoiar a cidade de forma incondicional - afirma o diretor institucional do Diário, Renor Beltrami, que se somou recentemente à administração do jornal.
VÍDEO: Sebrae atendeu mais de 2 mil empresas durante a pandemia
APOIO
O selo #PorTodosNós está nas páginas no Diário desde o final de semana dos dias 18 e 19 de abril, quando a prefeitura de Santa Maria, por meio de um decreto municipal, autorizou a reabertura do comércio, depois de um período de portas fechadas em função da pandemia do novo coronavírus. Mais do que simplesmente voltar a funcionar, muitas empresas tiveram de se reinventar para driblar a crise. A partir de então, cases de empreendedorismo passaram a frequentar, diariamente, a edição impressa, o site e as redes sociais do jornal. Até o momento, foram mais de 40 reportagens, com histórias de empresas que souberam se colocar no mercado e que mostram para os leitores a qualidade do que é produzido na cidade e, também, a capacidade dos empresários de readaptação ao momento.
Para o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), o foco tem de ser na responsabilidade e no equilíbrio. Segundo ele, após a reabertura do comércio, o poder público, a população e os empresários estão agindo conforme o esperado.
- Tenho certeza que a comunidade está fazendo a parte dela, comprando e valorizando os empreendimentos da cidade. Com essa conjunção de forças, estamos nos reerguendo e iremos superar essa pandemia - afirma Pozzobom.
A campanha, que tem a parceria da prefeitura, começou com 16 apoiadores: Associação de Hotéis Restaurantes e Agências de Viagens (AHturr), Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm), Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), Associação Rural de Santa Maria, Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Espaço Contábil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato da Habitação (Secovi), Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Maria (Secsm), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas Região Centro), Sindicato da Industria da Construção Civil (Sinduscon) e Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm).
VÍDEO: estúdio foca em fornecedores locais e cria novos produtos
VEJA QUEM SÃO OS NOVOS APOIADORES
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro
e Pequenas Empresas (Sebrae)
"Temos que manter os negócios locais, que são fontes de empregos. Preservando as empresas, preservaremos os negócios. Claro que o setor empresarial terá de se reinventar, porém, é de suma importância que os produtos da cidade sejam consumidos por nós. O Sebrae está junto dessas empresas para auxiliá-las a se reinventar a buscar novas formas de operar."
- André Blos, gerente regional
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
"Incentivar o consumo nas empresas de Santa Maria significa apoiar o desenvolvimento da cidade. Está no DNA da UFSM o compromisso com o desenvolvimento da região. A instituição, com suas competências, aptidão e familiaridade com o conhecimento, tem contribuído com expertise e estratégias de fortalecimento da economia local e regional, de forma que sua atuação, em tempos normais e durante crises, tem sido fundamental para reduzir os impactos e acelerar as soluções. No caso da pandemia, qualquer estratégia bem-sucedida passa pelo envolvimento coletivo e apoio às entidades, ao comércio e à indústria locais. É momento de fortalecimento e unidade regional."
- Paulo Burmann, reitor
Universidade Franciscana (UFN)
"Santa Maria oferece aos seus habitantes e visitantes muitas
opções de produtos comerciais, dos mais básicos aos mais seletivos. Temos de valorizar e comprar no comércio local. Essa pandemia vai passar. Para sairmos dela melhores, nossa escolha deve ser agora." - Iraní Rupolo, reitora
Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma)
"Entendemos que, em um momento de crise, a chave para se enfrentar as dificuldades é a inovação. E uma instituição de ensino não pode se furtar de trazer novas possibilidades para os empresários de Santa Maria, principalmente os do comércio. Por outro lado, a população tem de priorizar investimentos no comércio local como forma de valorizar o que é produzido aqui." - Ailo Saccol, diretor geral
Agência de Desenvolvimento
de Santa Maria (Adesm) e Tecnoparque
"A Adesm é uma associação criada por empresas e entidades locais com o objetivo de investir no desenvolvimento humano e novos negócios. O Tecnoparque tem a finalidade de criar um ecossistema inovador e disruptivo. Usamos tecnologia para gerar produtos e serviços. Por isso, apoiamos as empresas da cidade, promovendo empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. Acredito que devemos valorizar os empreendedores e colaborar com os pequenos negócios."
- Tiago Sanchotene, diretor-presidente
Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV)
"O comércio local reverte os resultados para a própria cidade. As pequenas empresas são grandes distribuidoras de renda, pois empregam vários vendedores para atendimento presencial e, normalmente, são o primeiro emprego dos cidadãos. Elas também geram segurança e, agora, com a Covid-19, auxiliam até nos cuidados com a saúde da população dos bairros onde atuam, tomando as medidas necessárias para a higiene dos clientes."
- Sergio Axelrud Galbinski, presidente
Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover)
"É importante fortalecer as empresas de todos os setores e principalmente do comércio e serviços de nossa cidade para que sofram menos o impacto econômico da pandemia e sigam gerando empregos. Apoiamos a campanha para fomentar a economia local e, com isso, gerar empregos para os santa-marienses. Claro, com muita responsabilidade, confiando na ciência e protegendo as pessoas, ressaltando sempre, também, o papel nobre desempenhado pelos profissionais que atuam nos serviços essenciais."
- Rogério Santos da Costa, presidente
Faculdade Palotina (Fapas)
"Valorizamos muito a cooperação. Dentro da nossa natureza, temos a solidariedade. Esse movimento, de apoio mútuo, que acontece no comércio, tem ocorrido também no setor da educação. Temos de nos ajudar para nos fortalecer e passar por essa dificuldade. Temos que ter consciência da dimensão dos problemas, mas, também, a capacidade de olhar para frente, mesmo na situação difícil."
- padre Jadir Zaro, diretor
União das Associações Comunitárias (UAC)
"Grande parte da periferia está empregada nas empresas locais. Os integrantes do movimento comunitário foram diretamente afetados pelo fechamento do comércio, e precisamos nos preocupar com a economia dos nossos associados. Os empresários de Santa Maria são muito acessíveis. Se o comércio tiver condições de se manter, o bom diálogo com os clientes também permanecerá. Além disso, é preciso que compremos mais das empresas daqui."
- Rodrigo dos Santos, presidente
Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)
"É fundamental a união de todos para que a economia local volte a girar. Os formadores de opinião têm uma grande importância nesse momento e, portanto, a campanha #PorTodosNós é muito relevante. A reação da economia deve ser coletiva. Nós, como instituição de ensino, iremos apoiar esse movimento, que é um grande caminho a ser seguido."
- Eduardo de Assis Brasil Rocha, diretor geral
Associação Distrito Vivo (ADV)
"Apoiamos porque acreditamos no potencial das empresas e, principalmente, das pessoas que as compõem. Um setor empresarial e industrial sólido e unido é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Maria, sobretudo para a geração de empregos e renda. Cada vez mais, se mostra necessário criar uma rede de apoio e suporte ao comércio local, estimulando que as pessoas busquem e tentem priorizar fornecedores de Santa Maria ou da região, como forma de auxiliar essas empresas em meio à crise."- Gabriel Trevisan Neto, presidente
Câmara de Vereadores de Santa Maria
"Temos que motivar os empreendedores do nosso bairro a iniciar a retomada econômica por casa. Por isso, essa campanha do Diário é muito importante para o momento, incentivando a compra no comércio local." - Adelar Vargas, presidente
*Colaboraram Rafael Favero e Natália Müller Poll